meditação do dia 17/03/16- Jesus e Abraão

Jo 8,51-59

Evangelho: Jo 8,51-59 

Boa Nova para cada dia

“… antes que Abraão fosse, eu sou” (Jo 8,58).

João escreveu muito tempo depois de Mateus, Marcos e Lucas, e teve maior oportunidade para aprofundar a reflexão sobre Jesus como Filho de Deus na eternidade, já antes que Abraão nascesse. Jesus neste Evangelho fala com firmeza sobre isto. Os judeus jamais admitiriam que Jesus fosse Filho de Deus, e que existisse na eternidade antes de Abraão. Este foi o principal motivo pelos qual os judeus O condenaram à morte. Ficaram furiosos e pegaram pedras para apedrejá-Lo. Mas Jesus se afastou e eles não puderam fazer nada.

João, em seu Evangelho, não se incomoda se os judeus não entendem Jesus. Não foi para eles que escreveu seu Evangelho, mas para sua comunidade, para a qual o Jesus Ressuscitado é o Filho Deus sem a menor dúvida.

A nós convém aceitar esta verdade por meio da fé. E é nisto que cremos. Por isto adoramos Jesus na Eucaristia e na cruz.

 

Homilia

 

Diário Espiritual

 

Jesus nos faz hoje duas declarações solenes: “Se alguém guarda minha Palavra, jamais verá a morte!” e “Antes que Abraão existisse, Eu SOU!”

Para os fariseus e escribas, Jesus está delirando ao afirmar: “Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte”. Pois Abraão e os profetas morreram, como pode Ele prometer que quem acredita nele não vai morrer? Como é possível? A reação deles é grande.

Jesus não se refere à morte corporal, mas sim à morte espiritual, que inclui a ressurreição final do corpo, pois o ser humano, diz Orígenes, “por sua natureza, corpo e espírito, foi criado para acolher a glória de Deus”.

Porém, em sua incredulidade, os ouvintes de Jesus distorcem suas palavras e as interpretam como se significassem, simplesmente, a ausência da morte corporal.

Questionamentos: Quem é Jesus Cristo para mim? Eu me esforço para conduzir minha vida pelo Seu Ensinamento?

 

Publicado em 17 de março de 2016, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

